domingo, janeiro 10, 2010

Leitura de Domingo

Domingos são dias santos. Dias de descanso. Vésperas de trabalho. Em nada se comparam com a Sexta-feira, véspera de descanso e promessa de prazeres, ou mesmo com o Sábado, esse cobardolas que se esconde atrás do capote do Domingo. Mas é ao Domingo que pertence a honra de iniciar uma nova semana, de traçar essa linha sempre fina e bamboleante entre o antes e o depois. É pois ao Domingo que dedico mais uma excelente rubrica deste blog: Leitura de Domingo.

Deixar para trás o berço cultural e mergulhar na multitude de outras Histórias, faz-me sempre questionar coisas que antes pareciam óbvias. Faz-me parar e pensar porquê. Hoje reli avidamente o célebre discurso de Antero de Quental, proferido em Lisboa em 1871: As Causas da Decadência dos Povos Peninsulares. Aqui fica um excerto:


O que realmente fomos; nulos, graças à monarquia aristocrática!,Essa monarquia, acostumando o povo a servir, habituando-o à inércia de quem espera tudo de cima, obliterou o sentimento instintivo da liberdade, quebrou a energia das vontades, adormeceu a iniciativa; quando mais tarde lhe deram a liberdade, não a compreendeu; ainda hoje a não compreende, nem sabe usar dela. As revoluções podem chamar por ele, sacudi-lo com força: continua dormindo sempre o seu sono secular!

Dorme ainda Portugal?

1 comentário:

tainha babujona disse...

Eu acho que continua a dormir...
Aliás dormir é a melhor maneira de responder aos problemas. Porque tudo nos sonhos é fácil de resolver, e como é fácil os tugas gostam e por isso dormem.
Complemento a tua leitura de domingo com "Dinossauro Excelentíssimo" do José Cardoso Pires tens que ler!
beijo