domingo, abril 08, 2007

Liberdade com ursos de peluche


Estamos em Basel, ponto de encontro entre a Alemanha, a França e a Suiça.
Numa altura em que nos aproximamos do 25 de Abril, ficou-me no goto esta frase que encontrei perdida algures neste belo edifício que alberga a câmara municipal,
Freiheit ist über Silber und Gold



Aqui jaz Erasmus, o humanista mais apreciado pelos estudantes europeus e ainda, para os mais intrépidos viajantes, há a oportunidade de desvendar um dos maiores enigmas da sociedade moderna: donde raio é que surgiu a ideia dos Teddy bears.

Ah pois é,...

Boa Páscoa!

4 comentários:

pipeta disse...

então não nos deixes em suspense...

Unknown disse...

epá n percebi a dos teddy bears mais uma tão pan tão pan que a compreenção fica restrita a pan.

Já agora a tradução da frase para os leigos do alemão agradecia-se. Tem alguma coisa a ver com: "Freedom is about silver and gold"?

Pan disse...

não, está acima do ouro e da prata.

queres mm saber? então eu conto especialmente pa ti...

nos idos do inicio de 1900, o presidente dos EUA Roosevelt foi caçar ursos. Como n se avistavam ursos foi um desastre, até q um dos acompanhantes do presidente vê um urso bebé e ata-o a uma árvore para q o presidente pudesse caça-lo. Roosevelt fica muito indignado e recusa matar o pobre animal. No dia seguinte aparece no jornal uma caricatura com a cena e pouco tempo depois, primeiro na américa e logo a seguir na alemanha, alguém começa a fazer cópias daquele urso - um sucesso tremendo e o resto já sabes...:)

pipeta disse...

que uindo! muito obrigada